terça-feira, 28 de outubro de 2008

Enxaqueca

A enxaqueca, também conhecida como migrânea, é uma síndrome dolorosa. Tem como característica principal a dor de cabeça, em geral de um lado só, mas que pode mudar de lado em outras crises. Trata-se de dor pulsante de média a alta intensidade, podendo ser acompanhada de náuseas ou vômitos. É uma dor de cabeçadiferente em forma e intensidade das outras dores de cabeça. A pessoa pode apresentar ainda intolerância à luz, som alto, cheiro ou movimentos na crise de dor.
Alterações visuais (vista embaçada, vaga-lumes), sensações de cheiro e fraqueza costumam preceder as crises, eventos chamados de “aura”. Assim que a vista começa a voltar ao normal, ou passa o cheiro, a dor de cabeça propriamente dita começa a se instalar.
A doença é mais freqüente entre as mulheres e muito relacionada à herança genética. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que a dor estivesse ligada com a dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro, mas hoje acredita-se que ela ocorra em função de um distúrbio da química neuronal.

Em geral, o tratamento da enxaqueca consiste de medidas preventivas e tratamentos medicamentosos para as crises. São recomendáveis para reduzir a incidência: relaxamento físico e mental; sono tranqüilo de oito horas por noite; alimentos saudáveis; horário rotineiro; ambiente silencioso; exercícios diários para aliviar as tensões.
Aos primeiros sintomas, o paciente deve tomar medidas que possam suavizar o fator desencadeador, como: massagem cervical; uso de compressas frias, mornas ouquentes; repouso (em geral, uma ligeira soneca pode ajudar); evitar ambientes ruidosos, movimentados, com cheiros fortes ou com muitas pessoas.
Como as crises tendem a ser intensas, o tratamento costuma incluir medicamentos analgésicos (via oral ou injetáveis). As drogas vão desde a dipirona, até antiinflamatórios, passando por algumas específicas, como naratriptano. Em crises freqüentes (acima de três a quatro por mês), passa-se a usar medicamentos preventivos, como betabloqueadores, flunarizina e amitriptilina. O uso de medicamentos, no entanto, deve ser orientado por um neurologista ou um clínico-geral, pois a escolha precisa levar em conta o paciente e o histórico familiar e da doença.
A FISIOTERAPIA NA ENXAQUECA
Não pretendemos com isso fazer com que você abandone seu tratamento medicamentoso, mas sim que você consiga com uma nova técnica aliviar sensivelmente os sintomas desta e com isto conseguir uma melhor qualidade de vida. Com a chegada ao Brasil na década de 90 da técnica de miofasciaterapia pelo Dr Heráclito Fernando Gurgel, na qual o terapeuta aplica uma determinada tensão com suas mãos em alguns músculos chaves, promovendo uma diminuição da tensão nestas fascias musculares (camadas que revestem os grupos musculares) através da desativação dos pontos de tensão, os chamados “Triggers Points”. Com a desativação os músculos promovem uma diminuição de seu tônus (tensão) de base, reposicionando as estruturas onde estes tem sua origem ou inserção. Este novo posicionamento gera uma sensação de relaxamento e melhora dos sinais imediatamente a sua desativação. Como grande parte das crises de enxaqueca, ou seja, cerca de 80% delas, iniciam-se ou agravam-se por um aumento da tensão muscular em certas regiões, pois todos já ouviram alguém falar que teve um dia horrível no trabalho e entrou em crise, ou brigou com um familiar e teve uma crise, e assim por diante. Para todos estes casos este tipo de terapia é praticamente fulminante o resultado e a melhora ocorrem poucos minutos após o inicio da sessão de terapia. Quando as crises não são desencadeadas por “tensões musculares” estas crises geram um aumento fisiológico desta tensão e este aumento leva a um agravamento da crise e novamente entramos em um círculo vicioso, pois a crise piora a tensão muscular e a piora (aumento) da tensão muscular gera uma piora da crise e assim sucessivamente. Os principais músculos geradores ou agravantes das crises de enxaqueca são os músculos trapézio (fibras superiores) esternocleitomastoideo, esplênio da cabeça e esplênio do pescoço. Em quase todas as crises estes músculos estão com seus pontos de tensão hiperativados, ou seja, com os Trigger Points ativos e com a liberação mio-fascial podemos provocar a inativação destes, produzindo um grau de relaxamento da banda tensional, acabando com as crises ou aliviando as mesmas, como uma paciente minha disse certa vez , parece mágica, você tirou a enxaqueca com a mão. Outro fator interessante é que os músculos têm uma grande capacidade de adaptação por isso as pessoas “vivem” apresentando queixas de crises de enxaqueca, mas nós podemos usar esta capacidade de adaptação muscular a favor destes realizando um tratamento preventivo que irá diminuir a sensibilidade deste tecido muscular de responder a geração de tensão, abaixando o limiar de aparecimento de bandas de tensão, também chamados de gatilhos, aliviando os sintomas em alguns casos e em outros levando a um espaçamento maior entre elas e futuramente a um desaparecimento contínuo das crises.

3 comentários:

Tia Rose® disse...

Oi flor, vim te fazer uma visita e dizer que já estás linkada no ensinando e aprendendo ok? Beijos docinhos

Tia Rose® disse...

Passei pra fazer uma visita e deixar um xero bem totoso. Deus te abençoe. Bjs docinhos

Tia Rose® disse...

Desejo a você um Natal repleto de paz e harmonia. Que nesse dia possas agradecer tudo o que aconteceu em sua vida, pois quando a luz do Natal se acende, nossos corações também se enchem de luz para comemorar o nascimento do homem que esteve em nosso meio ensinando a todas as pessoas o sentido da palavra amor. Que Jesus abençoe a sua vida e o Espírito Santo de Deus esteja cada vez mais vivo dentro do seu coração! E que tenhas um 2009 igual ou melhor!
São os meus sinceros votos. Beijos docinhos da Tia Rose®